quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PT – A Caminho da Irrelevância



Em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, na Rede Bandeirantes de Televisão, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL-RJ) demonstrou a determinação que terá ao assumir a presidência do país. Por suas palavras: “não teremos outra chance de mudar o Brasil”. Desta forma, o presidente eleito reconhece, de maneira altiva, o peso da responsabilidade do mandato e a vontade de fazer o possível para que seu governo dê certo. Forças contrárias não faltarão, a começar pelo Partido dos Trabalhadores, o PT, que já anuncia uma oposição “implacável”. Os dirigentes petistas sabem que só o insucesso do novo governo poderá suscitar-lhes ganhos políticos.
Na oposição o PT sempre executou a velha política do “quanto pior melhor”, sem se importar o mal que este tipo de ação causa ao país. Foi assim que o PT ascendeu ao poder; será assim que continuará tentando voltar ao poder. Entretanto, depois de tantos escândalos de corrupção e malfeitos, como também pelos discursos raivosos e dissimulados, o PT não consegue mais enganar a maioria dos brasileiros. Na última eleição, muitos só votaram no candidato petista por medo. Mas logo ficará claro que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, não é fascista, homofóbico, racista ou qualquer outro adjetivo dito pelas esquerdas.
Cabe-lhe sim o mérito de aglutinar a direita, que até então se encontrava acéfala, uma vez que desde o início da Nova República esse segmento havia hibernado na clandestinidade, sem encontrar trincheiras para defender suas idéias. Então, não foi difícil para as esquerdas vilipendiá-la de todos os modos e massacrá-la impiedosamente.
Só em junho de 2013, quando inconformada com os governos petistas, a direita brasileira ganhou de volta as ruas, com o colorido verde e amarelo. Mesmo com a infiltração de ativistas Black blocs e de muitas outras correntes políticas, que fez daquela manifestação um movimento ainda difuso. Mas daí o então deputado Jair Bolsonaro começou a perceber os anseios do povo e a ocupar o espaço que se encontrava vazio.
Agora no governo, a direita terá a oportunidade de realizar as reformas que o país precisa, para viabilizar o equilíbrio das contas e a reorganização do Estado. Será o início de um novo ciclo virtuoso, com grandes investimentos e a volta do emprego. Esse é o caminho mais curto para diminuição da pobreza. E o PT não tem o monopólio dos pobres, assim como não é o único agente que redistribui riquezas.
Nem das esquerdas o PT terá monopólio! Pelo contrário, depois das eleições a esquerda saiu dividida e um novo grupo formado pelo PDT, PSB, PV, Rede e até o PCdoB prometem quebrar a hegemonia petista. Outro entrave é que o ex-presidente Lula da Silva (PT-SP) continuará preso na Polícia Federal em Curitiba, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, de onde irá assistir a novas condenações pela frente. E todos sabem que uma soma bem grande de votos não é do partido, mas do ex-presidente Lula da Silva com seu populismo exacerbado.
Pode-se concluir, portanto, que o PT deverá continuar minguando, principalmente na região nordeste. Levantamento recente realizado pelo jornal “O Estado de São Paulo”, demonstra que o PT é o partido de esquerda que mais diminuiu nas últimas eleições. Em 2010, no auge da legenda, o partido elegeu 255 representantes para cargos no Executivo e no Legislativo. Nas últimas eleições esse número caiu para 149 representantes – 45% menor. No futuro a esquerda radical, onde se inclui o PT, não deverá chegar a 5% dos representantes. Assim, as coisas vão voltando aos seus lugares e o Brasil retomando o seu rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário