sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A "Idéia" e o Caudilho

Resultado de imagem para lula caricatura

Da cadeia da Polícia Federal em Curitiba o ex-presidente Lula da Silva (PT-SP) se autodefiniu como uma “idéia” ao mandar recado aos “cumpanheiros” para que permaneçam firme na luta por sua candidatura. Então, o ex-presidente é o PT e o PT é o ex-presidente, o que equivale a dizer que ambos formam um só corpo e um só espírito, que se encontram acima das leis e de todos. Daí que da cadeia em Curitiba conseguiu a proeza de implodir a candidatura de Ciro Gomes (PDT-CE), ao neutralizar o PSB, e ainda trouxe de volta o fiel aliado de todos os tempos, o Partido Comunista do Brasil - o PCdoB.
Como se sabe, a “idéia” não deixa de fazer as suas peripécias. O discurso é quase unívoco no partido para manter a candidatura do líder que já nasceu imputada ao fracasso. A ficha é suja, condenada a doze anos e um mês de prisão em segunda estância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, órgão colegiado. Portanto, a “idéia” é inelegível. A condenação é por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, pelo triplex na praia das Anturias no Gurujá – SP, reformado com dinheiro sujo oriundo de empreiteiras que prestavam serviços à Petrobras.
Mesmo condenada por diversos juízes, inclusive com respaldo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente vai tentando encobrir a realidade para transformar-se em vítima. Talvez porque considere a população vulnerável e ingênua, propensa a aceitar o discurso de “perseguido político”. A “idéia” pode ser estapafúrdia e desconectada da realidade, mas o discurso repetido várias vezes aos ouvidos dos desinformados pode ter o poder de transformar-se em verdade, tal como acontece com os fanáticos do MST e com os aloprados e Cia.
Não à toa o ex-presidente mesmo preso continua a liderar as pesquisas de intenção de voto, embora condenado e com vários processos pela frente. Também a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG) lidera a disputa ao Senado Federal por Minas Gerais, não obstante ao péssimo governo (2011/2016) que a levou ao impeachment e deixou o Brasil no atoleiro, na mais profunda crise da história. 
O segundo passo será questionar a legalidade do pleito. Afinal a “idéia” é seletiva e para ela a democracia só é democracia quando prevalece o domínio de um só candidato. O seu, é claro! O discurso até já está pronto: o de que a “eleição sem Lula é fraude”. Por isto, nem a candidatura de Fernando Haddad (PT-SP) deixa de ser cotidianamente questionada. Segundo o ex-presidente, ou a “idéia”, Haddad (PT-SP) encontra-se ainda em “estágio probatório”. Diga-se: se não estiver devidamente submisso não passa!
Até aqui foi dada a Fernando Haddad apenas a função de vice, até que a Justiça Eleitoral dê seu veredicto sobre a elegibilidade do ex-presidente Lula da Silva. No entanto, a presidente do PT, senadora Gleisi Roffmann (PT-PR), fez questão de dizer que segundo Lula da Silva até então “o candidato a presidente sou eu”. A “idéia” é que o centro do universo continuará em Curitiba enquanto o ex-presidente estiver preso.
Os fatos demonstram que o PT funciona em torno de um só núcleo e que as demais lideranças são apenas elementos coadjuvantes, dispostas a desacreditar as instituições de Estado e ferir de morte o Estado Democrático de Direito, sem maior apreço ao País. O problema é que a “idéia” é exclusivista e transformou o partido em uma seita a seu serviço. E no PT não ganha asas quem questiona o que manda o caudilho.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário